Skip to content

O que é, e como funciona um Celular?

O celular tornou-se numa ferramenta imprescindível no nosso quotidiano. Por causa da sua pratricidade, essa ferramenta tem salvado vidas das pessoas, tem enriquecido empreendedores, e muitas outras coisas que ajuda milhares de pessoas ao redor do mundo.

Por ser uma ferramenta que se usa com muita frequência, o celular acaba desgastando-se ao longo do tempo, com isso a manutenção ou até mesmo conserto do seu Smartphone é imperativo.

Como fazer a manutenção de um Celeular? Antes de falar sobre o conserto e a manutenção de um celular, vamos ver como ele funciona.

Funcionamento de um Celular

Para que possamos entender melhor como é que um Smartphone funciona, é necessário nos familiarizarmos com um diagrama de blocos típico de um telefone móvel.

Esses diagrama de blocos vão nos ajudar a entender o fluxo de uma determinada parte de um circuito de telefone celular, que consiste basicamente em duas secções, a destacar:

  • RF;
  • Banda base.

RF

RF (radiofrequência) é o modo de comunicação para tecnologias sem fio de todos os tipos, isso inclui os telefones sem fio, câmeras de velocidade, rádios de hobby, GPS e transmissão de rádio e televisão.

A tecnologia RF é uma parte tão importante da nossa vida que dificilmente a notamos devido à sua omnipresença. De monitores para bebês a telefones celulares, Bluetooth® e brinquedos controlados remotamente, as ondas de RF estão em toda parte. As ondas de RF são ondas eletromagnéticas que viajam à velocidade da luz, 300.000 km/s. As frequências das ondas de RF, no entanto, são mais lentas do que as da luz visível, tornando as ondas de RF invisíveis ao olho humano.

Banda básica

No processamento de sinal, a banda base descreve sinais e sistemas cuja faixa de frequência é medida de zero à largura de banda máxima ou a frequência de sinal mais alta. Às vezes, é usado como o nome de uma banda de frequência começando do zero.

Em telecomunicações, esta é a faixa de frequência ocupada por um sinal de mensagem antes da modulação. O mesmo pode ser considerado sinônimo de passa-baixo.

A banda base também é algumas vezes usada como um termo geral para se referir a alguns dos componentes físicos de um produto de comunicação sem fio. Geralmente inclui circuitos de controle (microprocessador), fontes de alimentação e amplificadores.

Um processador de banda base é um circuito integrado usado principalmente em um telefone móvel para processar funções de comunicação.

A Banda base também é composta por seções que são as seções de processamento analógico e digital, por isso vamos dividi-la para um melhor e mais fácil entendimento.

O telefone móvel tem três seções, onde a banda base se difere em duas, que são a função analógica e digital, enquanto a seção RF permanece como uma seção de circuito completa … que são as seguintes:

  • Radiofrequência (seção RF);
  • Processador analógico de banda base;
  • Processador digital de banda base.

Seção de processamento de radiofrequência

 

A seção de RF é a parte do circuito do telefone celular também conhecida como transceptor de RF. Esta é a seção que transmite e recebe uma determinada frequência em uma rede e sincroniza com outro telefone.

A seção de rádio RF-A é baseada em dois circuitos principais.

 

  • Transmissor
  • Receptor

Um simples telefone celular usa esses dois circuitos para combinar com outro telefone celular. Um transmissor é um circuito ou dispositivo usado para transmitir sinais de rádio pelo ar e um receptor é simplesmente como rádios usados ​​para receber transmissões (radiação) que são transmitidas pelo ar de qualquer transmissor. em uma frequência específica.

A comunicação bidirecional é possível configurando dois transmissores e dois receptores sincronizados de forma que um transmissor em um telefone celular seja sincronizado com a freqüência da freqüência de recepção de outro telefone celular idêntica à do segundo transmissor. O celular está sincronizado com a freqüência de recepção.

Portanto, o primeiro telefone móvel transmite sua radiação no ar enquanto o outro telefone a escuta e o mesmo processo está presente no lado oposto. Então, esses dois celulares combinam.

A tecnologia usada hoje é um pouco diferente, mas é baseada na teoria básica prescrita acima; a tecnologia atual será discutida mais tarde.

Processador de banda base analógica

Parte A/D e D/A

O processador de banda base analógica é composto por vários tipos de circuitos. Nesta seção, você converterá e processará sinais analógicos em digitais (A / D) e digitais em analógicos (D / A).

Seção de controle

Esta seção atua como um controlador para a entrada e saída de quaisquer sinais analógicos e digitais.

Gerenciamento de energia

A parte de gerenciamento de energia móvel é projetada para lidar com o consumo de energia dos telefones móveis. Uma seção de fonte de alimentação contém duas subseções principais.

• Distribuição de energia e seção de interruptor;
• Parte de carregamento.

A parte de distribuição de energia foi projetada para distribuir a voltagem e a corrente necessárias para as outras partes do telefone. Esta parte tira eletricidade da bateria (geralmente considerada como 3,6 volts) e a converte ou reduz para várias tensões em alguns lugares, como 2,8 V 1,8 V 1,6 V.

A tensão pode chegar aos 4,8 V. Esta seção é projetada em torno de CIs de energia (e circuitos integrados) usados ​​para distribuir e regular a tensão usada por outros componentes.

A parte de carga é baseada em um IC de carga que recebe energia de uma fonte de alimentação externa e a fornece para a bateria para que ela possa ser alimentada novamente quando a bateria acabar. Esta seção usa uma tensão conversível de 6,4 V de um carregador de bateria externo e ajusta para 5,8 V ao alimentar a bateria. Este processo irá carregar a bateria e torná-la disponível para a próxima sessão (uma sessão de bateria é o tempo que o fabricante do telefone fornece para o estado de espera com base no estado do telefone ou estado da chamada).

Seção de codec de áudio

Esta seção apresenta propriedades de áudio analógico e digital, como microfone, fone de ouvido, alto-falante, toque e circuito vibratório.

Processador de banda base digital

É aqui que todos os aplicativos são tratados. O processador de banda base digital é parcialmente usado em telefones celulares para processar sinais de entrada e saída de dados, como comutação, condução de comandos de aplicativos, acesso e execução de memória.

Estas são as partes e partes onde o circuito de banda base digital está instalado.

CPU

CPU (Central Processing Unit) A unidade central de processamento (CPU) interpreta e executa a maioria dos comandos na interface do usuário. Normalmente chamado de “cérebro” do microprocessador, a unidade central de processamento e o “cérebro do computador”

Memória flash e circuito de armazenamento de memória

  • RAM (memória de acesso aleatório)
  • ROM, memória flash (memória somente leitura

Esta seção também inclui as seguintes interfaces:

  • Bluetooth
  • Wi-fi
  • Câmera
  • Tela de exibição
  • Teclado
  • USB
  • Cartão SIM

 

Aqui está uma visão geral típica de um diagrama de blocos nos designs de telefones celulares mais recentes.

Diferentes telefones celulares têm conceitos e designs diferentes em todos os aspectos, mas os métodos e procedimentos operacionais são exatamente os mesmos. Os métodos e conteúdos de chips e componentes IC específicos usados ​​e instalados em circuitos específicos de telefones celulares podem variar.

Manutenção de um Celular

Como vimos no início desse artigo, a manutenção de um telefone celular é imperativo para que o mesmo dure muito tempo.

Agora vamos ver os passos necessários a serem tomados para aumentar a vida útil do seu smartphone:

Evite expor seu celular a muito sol ou chuva

Isso é especialmente importante para smartphones com telas LCD. Se ocelular for submerso em água ou usado sob chuva forte, limpe-o o mais rápido possível. Se ele estiver muito molhado, recomendamos a não ligá-lo imediatamente. Isso evita que as peças internas queimem.

Se o o seu smartphone ficar inativo por muito tempo, pode ser necessário um tratamento especial de humidade. Em ambientes húmidos, a humidade interna do celular pode danificar suas peças.

Se um telefone celular ficar inativo por um tempo razoável, ele vai aquecer até uma determinada temperatura interna. Isso pode fazer com que a água acumulada evapore em condições normais. Para evitar ferimentos pessoais, não toque na antena.

Mantenha o seu Celular em Locais Limpos e frescos

Não use ou guarde o telefone celular em áreas empoeiradas e sujas, pois isso pode danificar os circuitos do smatphone ou componentes importantes.

Não guarde o celular onde possa sobreaquecer. As altas temperaturas podem reduzir a vida útil dos dispositivos eletrônicos, danificando as baterias ou derretendo peças de plástico individuais, causando deformação. Além disso, se a temperatura subir o suficiente, haverá formação de humidade dentro do telefone, o que pode danificar as placas eletrônicas.

Não coloque o telefone próximo a objetos magnéticos

O viva-voz do telefone contém pequenos ímãs. Se o ímã atrair o alto-falante, ele bloqueará o som e dificultará a audição.

Use capa para proteger o seu Smartphone

Ninguém gostaria de trocar o seu celular com antecedência. A melhor maneira de se proteger contra danos e desgaste é comprar uma capa para telefone para mantê-la limpa e segura.

Proteja sua tela

Também é uma boa ideia investir em um protetor de tela. A tela de um celular pode ser delicada, tornando-a muito fácil de quebrar quando cair. Em vez de lidar com uma rachadura, mantenha seu telefone protegido com uma proteção de tela.

Limpe seu telefone regularmente

Existe uma maneira certa e uma maneira errada de limpar seu telefone. Não use nenhum limpador industrial. Tudo o que você precisa é de um pano macio e limpo. Isso garantirá que você se livre de poeira e germes que podem causar estragos dentro do telefone.

Exclua os aplicativos de que não precisa

É fácil perder o controle de todos os aplicativos que você tem no telefone, especialmente aqueles que você não usa com frequência. Mas mesmo quando você não os está usando, eles esgotam a vida útil da bateria e a capacidade de armazenamento. Se você não usa um aplicativo, desinstale-o imediatamente.

Limpe regularmente o seu armazenamento

Isso também pode parecer autoexplicativo, mas é fácil de esquecer! Ter fotos e outras coisas atrapalhando seu espaço de armazenamento, e isso pode afetar muito a eficiência do seu smartphone. Faça backup de tudo e exclua documentos e imagens armazenados.

Se você seguir essas dicas, conseguira aumentar a vida útil do seu smartphone, vais evitar que o mesmo seja lento e infestado de vírus, oferecendo-te assim uma melhor usabilidade e experiência.