Como consertar celular que caiu na água

O mundo congela de repente quando você vê seu telefone cair na água. Seja uma piscina ou um banheiro, você sabe que nada de bom vai sair nos próximos segundos. A primeira pergunta que passa pela sua cabeça é “como consertar o celular que acabou de cair na água?”

Afinal, é um dispositivo de alta tecnologia que provavelmente vale uma fortuna e as chances são muito altas de que seja considerado inutilizável. Ou seja, a menos que você tenha um daqueles smartphones à prova d’água incríveis como o Huawei P30 Pro ou o Samsung Galaxy S10.

 

É verdade que mais e mais fabricantes de telefones celulares mudaram para designs à prova d’água nos últimos anos, e essa tendência não parece ter qualquer desaceleração à vista. Ainda assim, nem todos nós temos o luxo de um telefone à prova d’água, e isso significa que temos que recorrer a outros métodos. A melhor maneira de evitar danos causados ​​pela água é tomar precauções com antecedência e usar algo como a bolsa à prova d’água CaliCase para situações em que você sabe que gostaria de contar.

E se for tarde demais e seu telefone está inesperadamente submerso na água? Vamos começar dizendo que salvar um telefone danificado pela água é praticamente um lance de moeda (Cara/coroa). Nada pode garantir que o dispositivo será realmente salvo. E se o dispositivo já foi danificado, há uma grande probabilidade de que o dano seja permanente.

Com as dicas abaixo, gostaríamos de ajuda-lo a consertar o seu celular que acaba de cair na água.

Dicas para Consertar um celular que caiu na água

Eu sei que é difícil reagir rapidamente quando um evento tão devastador ocorre, mas você precisa se afastar disso! Quanto mais tempo o dispositivo ficar debaixo d’água, menores serão as chances de sobrevivência. Você precisa tira-lo imediatamente da água. Sim … mesmo que seja na privada!

 

Quando o smartphone não estiver mais na água, certifique-se de que ele esteja e permaneça desligado. Mesmo que pareça estar bem … é importante desligá-lo para o caso. Se o telefone ainda estiver ligado, apenas desligue-o ou remova a bateria, se puder. Em seguida, mantenha-o em local seguro, de preferência sobre uma superfície plana, sobre algumas toalhas de papel.

A boa notícia é que mesmo que o seu celular não seja à prova d’água, por ser moderno ele é um pouco mais resistentes à água do que os celulares de anos anteriores. Portanto, existem algumas coisas que você pode – e não deve – fazer se quiser se safar sem causar muitos danos.

Coisas que não devem ser feitas após seu celular cair na água

As ações a seguir podem significar a diferença entre um celular ou uma história de sobrevivência.

Antes de procurarmos uma solução, vamos tentar evitar qualquer erro grave que você possa estar causando.

Não ligue o telefone como mencionado anteriormente. Os componentes elétricos não funcionam bem com água quando em operação.

Nem mesmo coloque no bolso! Pela mesma razão.

Não pressione nenhum botão. Isso pode empurrar a água para dentro do telefone. É melhor tentar brincar com o telefone o menos possível.

Não agite ou sopre no dispositivo. Isso também pode empurrar a água para áreas mais profundas do telefone. Evite usar um secador de cabelo em particular – não apenas por causa da parte estourada, mas também por causa do seguinte ponto.

Não aplique calor ao celular. Lembre-se de que o calor excessivo também pode danificar o telefone. Você não quer adicionar mais danos!

Não mova muito o telefone.

Desmonte o celular que caiu na água

Não confunda esta etapa com “desmontar aquele maldito smartphone”! O que quero dizer é que você deve excluir tudo o que o usuário pode excluir. Se a tampa traseira for removível, remova-a. Tente também remover a bateria (se possível), o cartão SIM e o cartão SD. Coloque tudo na toalha de papel.

Se você é algum tipo de especialista em tecnologia experiente que conhece os meandros de um telefone e não se importa em anular a garantia, também pode desmontar o telefone inteiro. Pode ajudar a secar cada peça mais rápido. Tenha cuidado, se você não sabe o que está fazendo, você pode fazer mais mal do que bem.

Experimente limpar o exterior com uma toalha de papel

Devemos primeiro tentar remover o excesso de água da parte externa do smartphone. Use a toalha de papel para secar todos os componentes. Apenas certifique-se de não jogar muito no telefone. Seque tudo com cuidado, sem mover muito as coisas.

Você poderia tentar usar um aspirador de pó

Claro, existem áreas que a toalha de papel não pode acessar. E embora tenhamos dito para não soprar nada no telefone, não significa que não devemos sugar a água existente. Na verdade, um aspirador de pó pode sugar a água do telefone sem muito risco. Apenas certifique-se de que o telefone não se mova excessivamente durante a aspiração.

Hora de secar

A parte mais difícil é manter o telefone intocado por um longo período de tempo. Isso significa que você não pode usar seu smartphone! Se você tiver outro telefone, certifique-se de que o SIM esteja completamente seco e insira-o no telefone do trabalho. Caso contrário, basta recorrer a sinais de fumaça, telefones públicos e outros arcaicos.

Como faço para secar meu celular? Você pode simplesmente deixar seu telefone no balcão ou na gaveta, mas algumas pessoas ficarão mais do que felizes em ajudar. A ideia é colocá-lo em um ambiente que facilite o processo de secagem. Muitas vezes, o telefone é colocado em um saco de arroz com zíper e deixado lá por cerca de dois a três dias.

Mas por que arroz? Principalmente porque está prontamente disponível na maioria das residências. A ideia é que o arroz é muito bom em absorver a umidade do ar, tornando a área ao redor do telefone mais seca e, assim, secando o aparelho. Mas existem alternativas que poderiam ser melhores.

As melhores opções incluem sacos de sílica gel. São pequenas bolsas que você costuma encontrar em caixas de sapatos ou eletrônicos (e não devem ser comidas).

Momento da verdade

Então, você fez o seu melhor e já faz alguns dias. É hora de certificar-se de que todos os seus esforços valem a pena. Leve seu telefone de onde você o deixou e coloque tudo de volta no lugar. Em seguida, conecte seu telefone e tente ligá-lo. Se funcionar, você conseguiu! Cuidado com o comportamento estranho, no entanto. Pelo menos por alguns dias, porque outra coisa pode acontecer. Verifique também todos os componentes. Ligue para saber se o microfone e os fones de ouvido estão funcionando, verifique o alto-falante, etc.

Se o telefone não estiver funcionando agora, é hora de admitir a derrota e recorrer a um profissional para ver se ele pode ser salvo. Você também pode solicitar um seguro, se tiver um.

Faça um Curso profissional de Conserto de Celulares

Você pode fazer o melhor curso de Manutenção e conserto de celulares do Brasil, e resolver qualquer tipo de problemas que forem a surgir no seu aparelho celular, e ainda ganhar muito dinheiro consertando celulares dos seus amigos e novos clientes.

Veja o vídeo do meu amigo Luís, onde ele ensina como você pode fazer a manutenção e consertar o seu celular sem precisar sair do conforto da sua casa, e ainda ganhar muito dinheiro com isso.