Celular lento e Travando? Confira 3 dicas para deixar o seu aparelho rápido

Lidando com um celular lento? Todos nós já passamos por isso – você tem um sinal forte de celular ou WiFi, mas seu telefone está gatinhando para executar os comandos mais simples: abrir ou atualizar aplicativos, realizar uma pesquisa simples, reproduzir vídeos ou responder a comandos de jogo simples. Alguns motivos fáceis de corrigir pelos quais seu dispositivo Android ou iPhone pode ficar lento incluem:

  • A necessidade de limpar sua memória de acesso aleatório (RAM)
  • Uma bateria de baixo desempenho
  • Pouco ou nenhum armazenamento

Felizmente, essas soluções comuns (listadas abaixo) podem ajudar a tornar seu celular lento um pouco mais rápido:

Faça uma reinicialização suave

A primeira solução para praticamente qualquer problema com um dispositivo eletrônico é uma reinicialização. (Observação: esta não é uma “redefinição de fábrica”, que reinicializaria seu telefone Android ou iPhone para as configurações de fábrica, mas mais uma “redefinição suave”, que inclui desligar o telefone e ligá-lo novamente.) Não é mágica – o quanto mais aplicativos você usa no celular, mais códigos de software ocupam a RAM do Smartphone.

À medida que a RAM se enche, pedaços de código de computador do mesmo aplicativo ficam espalhados em diferentes áreas. Quando você reinicia, tudo em sua RAM é apagado, como varrer aqueles coelhinhos de poeira. 

Veja como redefinir seu telefone com base no modelo que você possui:

IPhone

Mantenha pressionados os botões Início e Liga / desliga ao mesmo tempo até que o Celular seja desligado. Mesmo depois que a tela ficar em branco, continue pressionando esses botões até que o logotipo da Apple apareça no visor. Quando isso acontecer, você pode soltar os botões e o telefone deve abrir na tela inicial.

Android

Para celulares Android com bateria removível, remova a parte de trás do telefone, retire a bateria e coloque-a de volta.

Para Smartphones Android com bateria não removível, mantenha os botões liga / desliga e de volume pressionados simultaneamente e não solte até que a animação de inicialização apareça na tela.

Leia Também: Melhor Curso de Manutenção de Celular de 2021

Verifique sua bateria

Dois ou três anos na vida de uma bateria são antiquíssimos. Se você perceber que seu Celular antigo está ficando lento, é possível que a bateria esteja com baixo desempenho. Mesmo as baterias mais novas podem ficar danificadas, especialmente se estiverem com defeito ou se tiverem sido usadas em excesso. Veja como verificar se a bateria é a culpada do seu celular ficar lento.

IPhones

Se você tiver um iPhone 6 ou posterior (com o sistema operacional mais recente), vá para Ajustes> Bateria> Saúde da bateria. Lá, você pode verificar a capacidade máxima da bateria, que deve estar entre 0 e 100 por cento. Uma bateria normal da Apple retém até 80 por cento de sua capacidade original. Conforme a bateria envelhece, essa porcentagem diminui até que, eventualmente, a bateria não mantenha mais carga.

Em “Battery Health”, em suas configurações, você também pode marcar “Peak Performance Capacity”, que dirá a você uma das cinco coisas:

  • O desempenho é normal
  • Gerenciamento de desempenho aplicado (que “estrangula” uma bateria quando ela não consegue fornecer a potência de pico necessária)
  • Gestão de desempenho desligada
  • Saúde da bateria desconhecida

Saúde da bateria degradada

Se a bateria não estiver funcionando corretamente, é hora de entrar em contato com o Suporte da Apple.

Androids

Celulares com um sistema operacional baseado em Android requerem um aplicativo para verificar a integridade da bateria, como o aplicativo AccuBattery, que funciona em dispositivos com Android 5.0 e superior. Este aplicativo mostra:

  • Capacidade atual da bateria do seu Smartphone;
  • O consumo de bateria quando os aplicativos instalados são executados em primeiro plano;
  • Estimativas de quanto tempo você pode usar seu celular antes de recarregar;
  • Qual a porcentagem de tempo em que seu telefone fica em sono profundo;
  • A história da saúde de carga e descarga da bateria;
  • As velocidades de carregamento de seus cabos por meio de um teste;

 

Se a bateria estiver acabando, é hora de substituí-la.

Leia Também: Como consertar um telefone que não carrega

Libere espaço de armazenamento

Com todas as fotos, vídeos, jogos e aplicativos que armazenamos em nossos telefones, não é de se admirar que nossos telefones estejam sempre sem espaço de armazenamento. Esses arquivos podem roubar recursos da unidade de processamento do computador (CPU) do seu Celular, encher a memória e fazer com que o seu dispositivo pesquise. Experimente estas dicas para liberar espaço em seu telefone:

IPhones

Para ver para onde está indo sua memória, vá em Ajustes> Geral> Armazenamento do iPhone. Você pode economizar espaço habilitando a função “Offload Unused Apps”. Selecione “Revisar anexos grandes” e, em seguida, veja se há algo que você pode excluir.

Você também pode ver quais aplicativos usam mais memória e quando você os usou pela última vez.

Se você usa o Safari como navegador da web, retorne ao menu Configurações principal e role para baixo até Safari. Toque em “Limpar histórico e dados do site” para limpar o cache. Por último, volte ao menu principal Configurações e selecione Privacidade> Serviços de localização. Se os serviços de localização estiverem ativados, certifique-se de que estejam ativados apenas para aplicativos enquanto os estiver usando.

Android

Se você tiver o sistema operacional mais recente (chamado “Oreo”), é fácil liberar espaço em seu telefone. Vá para Configurações> Armazenamento e clique no botão “Liberar espaço” na parte superior. Uma lista de itens aparecerá, como arquivos baixados, fotos, vídeos e “Aplicativos usados ​​com pouca frequência” (também conhecido como um aplicativo desnecessário que você pode não estar usando.) Selecione o que deseja excluir e voilà – você limpou a casa. Para limpar o cache, vá para Configurações> Encontrar aplicativos, localize o aplicativo e clique no botão “Limpar cache”.

Para ambos os dispositivos, salvar suas fotos e vídeos em um serviço baseado em nuvem e excluí-los do telefone pode economizar muito espaço.

Sempre se perguntando: “por que meu telefone está tão lento?” Bem, todo mundo experimenta um telefone lento de vez em quando e, ao fazer uma reinicialização suave, verificando se a bateria está boa e liberando espaço de armazenamento, você estará de volta ao ritmo acelerado em nenhum momento. E se essas correções simples não funcionarem, pode ser hora de um novo telefone .